Meio Ambiente...Energia Eólica

Maior complexo eólico da América Latina é inaugurado na Bahia


O complexo eólico Alto Sertão I, maior empreendimento gerador de energia a partir do ar da América Latina, foi inaugurado nesta semana na Bahia.

O investimento, de R$ 1,2 bilhão, vai aumentar em quase 30% a matriz eólica do país. O Brasil gera atualmente 1GW de energia eólica. Sozinho, o empreendimento da Renova Energia vai gerar mais 294 MW.

Segundo a empresa responsável pela iniciativa, a energia gerada pelo complexo é suficiente para garantir o consumo de uma cidade de 2,16 milhões de habitantes --540 mil residências, considerando-se uma média de quatro pessoas por domicílio.

No Brasil, a energia eólica representa apenas 0,8% da matriz energética. Em 2020, a previsão é que esse percentual chegue a 7%.

Estão em operação hoje no país 59 parques eólicos, mas, nos últimos dois anos, 141 novos empreendimentos foram contratados pelo governo federal, ao custo de R$ 16 bilhões.

ALTO SERTÃO I

Espalhado por três cidades do Estado e formado por 14 parques e 184 aerogeradores, o complexo eólico Alto Sertão I está localizado no sudoeste da Bahia, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã.

Inaugurado na segunda-feira, ele foi construído em 17 meses por mais de 1.300 funcionários, entre próprios e terceirizados, segundo a empresa.

A inauguração contou com a presença do governador do Estado da Bahia, Jacques Wagner.

INVESTIMENTOS FUTUROS

Mathias Becker, diretor-presidente da Renova Energia, disse na inauguração que a empresa está estudando "um projeto para desenvolver energia solar complementar à eólica" no local e que as obras do próximo complexo eólico devem começar "já em setembro deste ano".

Seis novos parques eólicos serão inaugurados em 2013 (com capacidade de 163MW de potência instalada) e outros nove em 2014 (para gerar até 212MW), diz a companhia.

Folha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação