Um coquetel que esta dando o que falar

Coquetel com erva típica vira polêmica na Tailândia

Erva conhecida como kratom é menos debilitante do que anfetamina e heroína traficadas na região

Enquanto as províncias do sul da Tailândia flageladas pela violência continuam a lutar contra uma insurgência sombria, a região também começa a enfrentar um novo inimigo: um coquetel feito com uma erva local que está seduzindo os jovens.
A erva, conhecida como kratom, é muito menos debilitante do que as anfetaminas e a heroína que são traficadas na região. Mas seu uso frenético se tornou mais um problema para o governo tailandês e levou a novas tentativas para acabar com o tráfico de drogas.
"É uma epidemia", disse Srisompob Jitpiromsri, o reitor da Universidade Príncipe Songkla, localizada na cidade de Pattani, ao sul do país. "O uso da kratom se espalhou por todo o país."

A kratom cresce em abundância nas florestas tropicais no sul da Tailândia. Mastigar as suas folhas vermelhas era até recentemente uma tradição entre os agricultores e seringueiros que buscavam um auxílio energético para trabalhar sob o sol escaldante dos campos.

Mas a popularidade crescente do coquetel, que é muito mais forte - normalmente feito através da fervura das folhas e do acréscimo de xarope para a tosse, Coca-Cola e gelo - criou um forte aumento na demanda pelas folhas. Os jovens entram em florestas protegidas e saem de lá com mochilas cheias de folhas.

A demanda também parece ser impulsionada em parte pelo estigma contra o álcool entre os muçulmanos, que são maioria na região.

"As pessoas mais velhas não ficam com raiva se você ferver as folhas de kratom porque elas são consideradas medicamento", disse um usuário de 26 anos que pediu para ser identificado apenas por seu apelido, Mung.AFP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação