Manifestações de Cientistas no SBPC

Manifestações marcam início de reunião anual de cientistas no Maranhão


Uma série de manifestações marcou neste domingo o início da 64ª reunião anual de cientistas que acontece na UFMA (Universidade Federal do Maranhão), em São Luis.

O centro de eventos da universidade improvisado a céu aberto com cadeiras de plástico e banheiros químicos, em meio a um canteiro de obras no campus, foi tomado por cerca de 50 pessoas.

Com apitos, fantasias e faixas, o grupo impediu que a biomédica Helena Nader, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), instituição que organiza o encontro anual, fizesse seu discurso de abertura.

Após descer do palco sob vaias do grupo, Nader foi orientada a voltar e a ceder o microfone aos manifestantes.

De volta ao palco, a biomédica disse que daria cinco minutos para que o grupo falasse. "É assim que se faz uma democracia", disse.

"Eu estou do lado de vocês e também brigo por 10% do PIB [Produto Interno Bruto] para a educação."

O grupo reivindicou o aumento de salário dos professores e funcionários das universidades federais, em greve há cerca de três meses.

A UFMA, que sedia a reunião anual da SBPC, também está em greve. A expectativa é que os professores das universidades federais apresentem uma contraproposta de aumento de salário nesta segunda-feira, dia 23.

O grupo também distribuiu panfletos com críticas à gestão da governadora do maranhão Roseana Sarney (PMDB-MA).

MÚSICA E CALMARIA

As manifestações foram seguidas por apresentações musicais de grupos típicos do Maranhão e pelo coral da UFMA. Ao final da música, os manifestantes tinham se dispersado.

O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, ignorou a manifestação e a greve das federais no seu discurso.

Ele lembrou que é cientista e que já foi presidente da SBPC. "Meu partido é a comunidade científica."

Raupp também anunciou oficialmente o que já vinha sido falado desde abril: o Fórum Mundial de Ciência (WSF, na sigla em inglês) será realizado no Brasil em 2013. De acordo com o ministro, as preparações para o evento começarão em agosto.

A reunião anual da SBPC segue na UFMA até sexta-feira, 27, e deve reunir cerca de 15 mil pessoas.Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação