Árvore da Madeira Sangrenta

Pterocarpus angolensis é uma espécie de teca nativa da África Austral, conhecida por vários nomes, como Kiaat, Mukwa e Muninga. É também chamada de Árvore da Madeira Sangrenta, por possuir seiva de cor vermelha escura. Um tronco cortado ou danificado da árvore rapidamente começa a pingar o fluído vermelho, quase como se fosse um membro amputado de um animal. A seiva pegajosa sela a ferida para promover a cicatrização.


A seiva vermelha é usada tradicionalmente como um corante e em algumas áreas é misturada com gordura animal para fazer cosméticos. A madeira da árvore faz móveis de alta qualidade, como pode ser facilmente esculpida. Ela encolhe muito pouco durante a secagem, e esta qualidade, junto com a alta durabilidade, torna a madeira particularmente adequada para a construção de embarcações, canoas e pisos de banheiro.


Devido ao seu grande valor para os povos indígenas da África Central e Austral, estas árvores estão sendo cortadas em um ritmo insustentável, que vem levando a um declínio desta nas últimas décadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação