Encontrado 'iPad bizantino' nos destroços de um antigo navio mercante


Arqueólogos turcos que escavavam um local portuário no lado europeu do Bósforo desenterraram um objeto de madeira de 1200 anos de idade, que alegam ser o equivalente antigo de um 'tablet'. O aparelho era uma ferramenta e um bloco de anotações ao mesmo tempo.

A invenção bizantina foi encontrada entre as ruínas de um dos 37 navios descobertos na área de Yenikapi, Istambul, um sítio que tem estado no centro de escavações nos últimos 10 anos.

Também conhecido como Porto Theodosius, foi construído no final do século 4 durante o reinado do imperador bizantino Teodósio I e tornou-se o porto comercial mais importante da cidade.

Provavelmente pertencente ao capitão do navio, o objeto de madeira, cuja capa é finamente esculpida com decorações, é do tamanho e um tablet moderno de sete polegadas, mas é muito mais espesso.

Trata-se de um conjunto de cinco painéis retangulares sobrepostos esculpidos com quadros e cobertos com cera. Notas podem ser tomadas sobre os painéis.

Como fazia parte de um navio mercante, a ferramenta provavelmente foi utilizada para avaliar o valor de alguns itens. Alguns experimentos podiam ser realizados no aparato visando a identificação do teor de metal no minério ou do tipo de metal precioso em uma liga. [LiveScience]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação