Facebook planeja lançar botão 'Eu sou um eleitor'





O Facebook planeja lançar o botão “I’m a Voter” (Eu sou um eleitor) para as eleições estaduais e federais que ocorrerão no Brasil em outubro deste ano, segundo informações da agência de notícias Reuters.

Ao clicar no botão, os usuários declaram ser votantes aos seus contatos, mas não revelam em quem votaram. “Há um efeito multiplicador real”, afirmou Andy Stone, porta-voz do Facebook do escritório de Washington. “Quando as pessoas veem no Facebook que seus amigos votaram, elas se sentem motivadas a votar.”

A rede social pretende levar o botão para as várias eleições que ocorrerão no mundo neste ano. A ferramenta já pôde ser usada durante o pleito na Índia, encerrado na última sexta-feira (16), que elegeu Narendra Modi o primeiro-ministro do país. Cerca de 4 milhões de eleitores utilizaram o botão para sinalizar que compareceram ao pleito, disse o Facebook.

Segundo a Reuters, essa é uma forma de o Facebook integrar seus serviços às ações cotidianas da vida das pessoas.

Além do Brasil, os planos do Facebook são, segundo a Reuters, que o serviço esteja disponível para as eleições da próxima semana do Parlamento Europeu e para renovar o congresso colombiano, bem como os pleitos da Coreia do Sul, Indonésia, Suécia, Escócia e Nova Zelândia.

Prevendo que o serviço esteja disponível nos lugares em que ocorrem votações em todo o mundo, o Facebook estima que as mensagens sejam vistas por 400 milhões de pessoas neste ano.

Quando os norte-americanos reconduziram Barack Obama à presidência dos Estados Unidos em novembro de 2012, 9 milhões de pessoas compartilharam sua partipação por meio do serviço.

A primeira aparição do botão ocorreu durante as eleições legislativas de 2010. O botão deve estar de volta durante as eleições para o congresso deste ano. Estudos realizados na época mostraram que, devido ao botão, 340 mil pessoas foram votar após ver que seus amigos foram às urnas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação