DEPRESSÃO O MAL DO SÉCULO

Os diferentes tipos de depressão


Depressão é muito mais do que estar apenas triste: É uma doença que afeta boa parte de sua vida diária e não necessariamente vai embora por conta própria. O termo oficial é 'depressão clínica', e esta condição pode não ser temporária e 'melhorar com o tempo'. Neste artigo, buscamos apresentar alguns tipos e condições da doença, visando informar as diferenças de causas e sintomas da mesma.

Depressão maior

Este é um dos tipos mais comuns de depressão. É uma tristeza contínua, que dura todo o dia e toda a noite, interferindo nas atividades diárias de uma pessoa. Atividades que antes eram agradáveis passam a não oferecer mais o mesmo prazer. Há uma variedade de outros sintomas, que podem incluir uma sensação de vazio, falta de motivação, falta de sono (ou excesso), dores de cabeça, indigestão, fadiga e irritabilidade. Pensamentos de morte e suicídio também podem aparecer em casos extremamente graves. A maioria das pessoas sofre com episódios de depressão maior pelo menos uma vez na vida.

Distimia

Esta é uma forma mais branda da depressão maior. Os sintomas existem, mas a pessoa ainda é capaz de exercer suas atividades, mesmo que com algum esforço a mais. Estes casos são tão comuns quanto os de depressão maior. Não há pensamentos extremos como os de morte e suicídio, visto que a sensação de tristeza é um pouco menor em relação ao da depressão maior.

Transtorno depressivo persistente

Este é o nome clínico para um episódio de depressão que dura pelo menos dois anos. Os sintomas podem variar entre a gravidade da condição, mas para que o diagnóstico aponte este tipo de depressão, é necessário que os sintomas estejam presentes por mais de dois anos.

Depressão psicótica

Esta condição se aplica em casos onde o indivíduo passa por um rompimento com a realidade, gerando alucinações e delírios durante um episódio de depressão maior. Pacientes com este tipo de depressão normalmente são mais susceptíveis às ideias de morte e suicídio.

Depressão pós-parto

Após dar a luz à uma criança, a mulher está sujeita a alterações hormonais e físicas graves. O estresse gerado pela necessidade de aprender a lidar com o novo membro da família pode fazer com as mulheres desenvolvam este tipo de depressão. Os sintomas são semelhantes aos da depressão maior, mas em níveis menores.

Transtorno afetivo sazonal

Este é um tipo de depressão causada pela falta de luz solar. Esta condição é muito comum em países onde o inverno é extremamente rigoroso, como os países do extremo norte: Finlândia, Noruega, etc. Os sintomas incluem os que são comuns a outros tipos de depressão, embora neste caso exista ainda a possibilidade de ganhar peso.

Finalizando

A depressão pode ser causada por uma série de fatores, do estresse diário a fatores biológicos, como desequilíbrios químicos no cérebro. Alguns traços de personalidade, como uma tendência a se preocupar ou ver o mundo com um ar pessimista, pode fazer com que alguém seja mais suscetível à depressão. [KnowledgeNuts]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação