Você confia em seu advogado?...

Sociedade não confia em advogados, mostra pesquisa


A confiança do público na advocacia mundial já teve dias melhores. Uma pesquisa elaborada pela ONG alemã GfK Verein, em 25 países, revela que esses profissionais vêm perdendo a credibilidade das pessoas ao longo dos anos.

Na média dos países pesquisados, os profissionais da advocacia obtiveram a sexta colocação (61%) entre as áreas menos confiáveis, superando apenas os policiais (59%), publicitários (56%), prefeitos (53%), agentes de seguro (48%) e políticos (31%).

Em contrapartida, os juízes gozam de melhor posição no ranking da confiança: (71%) entre as 32 profissões listadas, percentagem que os situam na 15ª colocação. Nos Polônia, Espanha, Argentina, Indonésia e Rússia a situação se inverte, privilegiando os advogados.

A ONG entrevistou aproximadamente 28 mil pessoas em 25 países em todos os continentes. Para todas os 32 cargos, os pesquisados tinham as seguintes opções de resposta: “Eu confio completamente”; “Em geral, eu confio”; “Não confio muito”; “Não confio nada”; e “Nenhum comentário”.

No Brasil, o advogado aparece em 4º lugar na relação dos menos confiáveis, com um índice de confiança de 41%. A credibilidade na advocacia brasileira só se sobrepõe a de agente de seguros, de prefeitos e de políticos. Por aqui os juízes aparecem em 12º lugar, com uma confiança de 59%.

De acordo com as informações levantadas, o Brasil é um dos países onde as pessoas menos confiam nas profissões. Por aqui, bombeiros foram considerados os mais confiáveis.Consultor Jurídico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação