Amigos para sempre....

Cães e homens: um casamento duradouro


O título de "melhor amigo do homem" lhe foi atribuído desde tempos muito remotos, quando o homem vivia em bandos geralmente nômades nas savanas e florestas do mundo.

Logo aprendemos que o cachorro nos compreende melhor que qualquer outro animal. Recentemente, etologistas – estudiosos do comportamento dos animais – do Max Plank Institute for Evolutionary Anthropology, de Lípsia, Alemanha, fizeram experiências e perceberam que o cão é capaz de descobrir onde está escondida alguma coisa boa para ele comer, unicamente prestando atenção à entonação da voz humana. Trata-se de uma habilidade que nenhum dos primatas conhecidos foi, até hoje, capaz de demonstrar.





Cães são telepatas?

Seriam os cães capazes de "ler" os pensamentos dos seus donos? Um bom número de pessoas apaixonadas por cães está pronto a admitir isso. Até o momento, porém, não existes provas científicas para a tese. Mas uma pesquisa conduzida por uma experta mundial em capacidades cognitivas dos animais, Alexandra Horowitz, parece indicar que os cães possuam pelo menos uma versão rudimentar da assim chamada "teoria da mente": uma capacidade da mente de compreender que as outras pessoas têm crenças, interesses, intenções e pensamentos diferentes dos nossos. Embora essa capacidade seja crucial para o desenvolvimento social e as relações com os outros, ela até agora só foi detectada no ser humano e – numa certa medida – também nos chimpanzés.

Alexandra Horowitz estudou o comportamento dos cães durante suas brincadeiras. Em particular, ela observou o modo com o qual os cães chamam a atenção de seus companheiros distraídos. Com efeito, quando dois ou mais cães estão brincando e um deles se distrai, o outros (ou os outros) lançam mão de vários estratagemas para reconquistar a sua atenção: latidos, leves mordidas ou golpes de pata. O grau e a intensidade desses gestos depende do nível de distração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação