GUERRA É GUERRA

Os judeus que lutaram ao lado dos alemães


Durante a Guerra de Inverno (1939-1940) entre Finlândia e União Soviética, a Finlândia foi forçada a ceder um pouco do seu território para a URSS após ser derrotada. Quando a Alemanha lançou a Operação Barbarossa, em 22 de junho de 1941, a URSS lançou um ataque preventivo à Finlândia, três dias depois. Com isso, a Finlândia aderiu à guerra do lado alemão, cedendo espaço em seu país para as tropas alemãs e tomando de volta o território perdido na Guerra de Inverno auxiliado por tropas e suprimentos alemães.

Entre os soldados finlandeses, 300 eram judeus. Apesar da exigência da Alemanha de que a Finlândia introduzisse leis antissemitas, como no resto da Europa controlada pelos nazistas, os finlandeses recusaram, tratando seus soldados judeus com respeito. Quando Heinrich Himmler visitou a Finlândia, em agosto de 1942, ele pediu ao Primeiro Ministro Finlandês, Jukka Rangell, uma resposta sobre a "Questão Judaica". A resposta de Jukka foi curta e grossa: "Nós não temos uma Questão Judaica". Nos campos de batalha, havia inclusive uma sinagoga para os soldados judaicos, com até mesmo alemães visitando e mostrando respeito aos colegas que ali oravam.

Alguns soldados alemães que lutaram na Finlândia se viram obrigados a saudar os oficiais superiores finlandeses que eram judeus. Ainda mais surpreendente, haviam amizades entre soldados judeus alemães e finlandeses, com alguns alemães sendo tratados por enfermeiros judeus em hospitais militares. Mesmo que estivessem aliados com um país que os desprezava, os judeus finlandeses não tinham problemas em lutar ao lado dos alemães. Eles estavam lutando pela Finlândia.

Durante a guerra, três judeus finlandeses foram agraciados com a Cruz de Ferro, um prêmio alemão por bravura militar. Nem todos os judeus finlandeses receberam o prêmio de forma alegre. Há relatos de um médico que foi agraciado com a Cruz de Ferro por esvaziar um hospital enquanto ele estava sob o fogo de artilharia, e na condecoração, teria dito "Diga a seus colegas alemães que eu vou me limpar com este prêmio!"

Dos 300 judeus que lutaram, 8 morreram pela Finlândia durante a Segunda Guerra Mundial, mas a questão se mantém: O que teria acontecido com eles se Hitler houvesse ganho? [KnowledgeNuts]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação