Brasil pode estar na lista de alvos do Estado Islâmico

Ameaça foi postada logo após os ataques do Isis que deixaram 129 em Paris (Foto: Twitter)

O Brasil pode ser um dos próximos alvos do grupo terrorista Estado Islâmico (Isis). Na última quarta-feira, 13, o diretor de Contraterrorismo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Alberto Sallaberry, confirmou que o perfil no Twitter que postou ameaças ao Brasil realmente pertence a Maxime Hauchard, terrorista do Isis que aparece em vídeos do grupo decapitando pessoas.

A ameaça foi postada em novembro do ano passado, logo após os ataques do Isis que deixaram 129 mortos em Paris. “Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse país de m*”, dizia a mensagem. A conta do terrorista na rede social foi suspensa.

“Monitoramos e percebemos que o perfil realmente era do Maxime, um dos líderes do Estado Islâmico. A partir do momento da postagem houve uma maior intensidade nos discursos de agressividade dos autoproclamados seguidores desse grupo terrorista no Brasil”, disse Sallaberry, quando participava da Feira Internacional de Segurança que ocorre no Rio de janeiro.

“Maxime é uma espécie de garoto-propaganda do Estado Islâmico. Saiu de um vilarejo no interior da França para a Síria, aos 18 anos, onde se integrou ao terrorismo. É o segundo na linha de comando de decapitadores e gosta de dizer que estar no grupo ‘é como estar no Éden’”, disse o diretor.

Sallaberry também chamou atenção para o crescente número de pessoas no Brasil que afirmam ter feito juramento ao califado do Estado Islâmico. “Quando uma pessoa faz o juramento ao califado e se torna autoproclamado ela está disposta a cometer qualquer atentado violento em nome do grupo. A ordem não precisa ser presencial, pode ser via internet”.

O diretor afirmou que essas pessoas estão sendo monitoradas pela Abin, mas por questão de segurança não informou quantas. A agência também vem monitorando as redes sociais.

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos, a Abin vem intensificando o monitoramento contra ameaças terroristas. Cursos sobre como identificar possíveis terroristas já foram dados pela agência ao setor de hotelaria e a taxistas. Além disso, a Abin vem juntando esforços com forças estrangeiras e internas. “O sucesso contra o terrorismo só é possível com cooperação. O terrorista é a ameaça sem rosto. Pode ser qualquer um”, disse Sallaberry.Abin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação