Há algo de misterioso nos Rothschild ou eles são apenas muito ricos e poderosos?


Uma família que desperta rumores ao longo dos tempos e também uma pergunta que poucos respondem com exatidão: quem são os membros da família Rothschild?

Diz-se que eles possuem um número assustador de bancos ao redor do mundo, além de meios de comunicação, transporte e empresas petrolíferas, e que os governos sucessivos dos principais países do mundo lhes devem favores. Porém, muito se diz e (por razões óbvias, alegam os que dizem saber) pouco se pode provar.

A verdade é que a história dessa dinastia começa com Mayer Amstel Rothschild, banqueiro alemão que, no início do século XIX, transformou-se no “pai das finanças internacionais”. Diz-se que ele financiou, ao lado de outras figuras importantes, as guerras napoleônicas. Para estabelecer uma verdadeira dinastia, ele enviou seus cinco filhos aos centros financeiros mais importantes da Europa: Frankfurt, Viena, Londres, Nápoles e Paris. Atualmente, a imensa fortuna dessa família está dividida entre os vários herdeiros milionários, para que nenhum deles integre a lista das pessoas mais ricas do mundo.

Mas é o estilo de todos eles (silenciosos, lacônicos, de perfil discreto) que deu origem a inúmeras especulações. As teorias conspiratórias perseguem os Rothschild até o ponto de apontá-los como responsáveis por todos os males do mundo. É provável que não seja assim, o que não exclui a possibilidade de se tratar de uma linhagem enigmática e poderosa, que possui uma fortuna em capitais e influências, apesar de não ostentá-la aos quatro ventos.Excelsior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação