Temer escala criador do Bolsa-Família para seu governo

Ricardo Paes de Barros, um dos criadores do Bolsa-Família (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Michel Temer escalou o economista Ricardo Paes de Barros, um dos criadores do Bolsa-Família, para formular um conjunto de propostas sobre os programas sociais para combater a pobreza e recuperar a economia brasileira. A presidente Dilma Rousseff tem acusado o vice de querer acabar com este tipo de projeto. O economista já trabalha nesta plataforma há alguns meses, que deve ser apresentada ao público em sete a dez dias, antes que o Senado vote o impeachment.

Entre as propostas estão: o aumento do valor do benefício mensal do Bolsa-Família e a retomada do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), drasticamente cortado nos últimos dois anos do governo Dilma, e dos investimentos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e Emprego (Pronatec).

Segundo o plano, o aumento no valor do Bolsa-Família, no entanto, seria uma medida de impacto a curto prazo. A ideia central do vice-presidente é investir na educação para promover portas de saída para que os beneficiários do programa possam obter renda suficiente para não dependerem do benefício.

O Fies e o Pronatec, por sua vez, vão ter metas reformuladas e um novo sistema de métricas para medir a qualidade e a eficácia das ações. O programa Minha Casa Minha Vida também passará a seguir um raciocínio parecido.

Desta forma, os peemedebistas esperam que essas melhorias em programa sociais convençam políticos e eleitores de que Temer não fará um governo nem de esquerda nem de direita, além de reduzir as resistências de movimentos sociais ao seu governo.

Temer também estuda reduzir o número de ministérios. Atualmente, há 31 pastas, e o vice estuda a redução de até sete.O economista Ricardo Paes de Barros, um dos pais do Bolsa-Família, deve formular um conjunto de propostas para melhorar os programas sociais no governo Temer. O GLOBO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação