Empresa desenvolve dispositivo para colher energia dos oceanos

A energia cinética dos oceanos seria uma fonte limpa e inesgotável (Foto: Pixabay)

Qualquer um que já tenha surfado ou tenha sido atingido por uma onda sabe quanta energia cinética há no mar em movimento. Se fosse possível colhê-la, o mar poderia ser uma fonte de energia limpa e renovável.

Mas os esforços para transformar os oceanos em geradores de energia – muitas vezes chamados de acqua-mills (moinhos de água, em tradução livre) – naufragaram diante da complexidade do ambiente remoto e corrosivo do mar.

Porém, um novo método oferece uma esperança. Desenvolvido por uma empresa chamada Oscilla Power, ele aplica a energia cinética em um pedaço sólido de metal, chamado de Triton, ao invés de usar hélices de um impulsor, que podem quebrar com o movimento do oceano. Isso cria uma polaridade magnética alternada que pode ser convertida em corrente elétrica.

A tecnologia da Oscilla pode se provar muito mais durável do que qualquer outro projeto de energia oceânica, aumentando as chances de gerar energia apenas dos oceanos, de forma limpa, significativa e interminável.Bloomberg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação