Espanha terá novas eleições gerais


A Espanha vai ter novas eleições gerais pela primeira vez na história por causa de um impasse político. Após quatro meses, fracassou a última tentativa de formar um governo de coalizão.

A eleição de dezembro encerrou o domínio do PP e dos socialistas que vinha desde logo depois da morte do ditador Francisco Franco, em 1975, com o Podemos e o também novo Ciudadanos canalizando a irritação geral por causa do recém-terminado declínio econômico e da corrupção nas altas esferas.

Na terça-feira (27), líderes partidários acusaram uns aos outros pelo impasse que pode começar a afetar a quinta maior economia da União Europeia, ainda mais se a Espanha permanecer sem governo por muitos outros meses.

O líder socialista Pedro Sánchez reconheceu, após encontro com o Rei Felipe VI, que não tem apoio necessário.

"No dia posterior às eleições, eu fiz uma oferta. A melhor opção era um acordo entre o PP e os socialistas. Era óbvio que para formar um governo nós tínhamos que pactuar”, afirmou o premiê Mariano Rajoy a jornalistas, depois de também se encontrar com o rei. "Mas os socialistas não quiseram nem mesmo conversar."

O monarca, que na Espanha é chefe de Estado, dissolveu o Parlamento e convocou novas eleições para 26 de junho. Até lá, o conservador Rajoy continua à frente do governo.Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação