Inaugurada em Londres réplica do Arco de Palmira


O prefeito de Londres, Boris Johnson, inaugurou nesta terça-feira (19) na praça Trafalgar, uma réplica do Arco do Triunfo de Palmira, uma das peças destruídas pelo Estado Islâmico no ano passado durante a ocupação da cidade síria.

A réplica tem 5,5 metros de altura (dois terços das dimensões originais) e foi confecionada em mármore italiano com auxílio de tecnologia 3D.

Para o prefeito, colocar a réplica em Trafalgar, em frente à Galeria Nacional, é um ato de provocação aos terroristas. "Durante muito tempo, muitos contemplaram o arco e nunca tiveram a selvageria, o niilismo e o desejo de destruí-lo até o Estado Islâmico aparecer", afirmou o prefeito no discurso de inauguração.

O arco original foi erguido 1,8 mil anos atrás. A réplica é uma cópia detalhada feita pelo Instituto de Arqueologia Digital (IDA, na sigla em inglês), uma parceria entre a Universidade de Harvard e o Museu do Futuro de Dubai.

"É o nosso arco!"

"Eu estava na praça ontem [segunda-feira] quando o arco foi montado pela primeira vez e havia alguns cidadãos sírios conosco. Quando eles viram o resultado, colocaram a mão sobre o coração e falaram 'meu Deus, é o nosso arco'", lembrou Roger Michel, diretor do IDA, que espera que o novo monumento deixe claro a terroristas e intolerantes religiosos o que a sociedade pensa sobre censura.

"Acho que quando acontece esse tipo de censura, a destruição do patrimônio arqueológico, a resposta deve ser reinserir o que foi destruído. Isso deixa claro que vamos continuar a existir como uma parte da liberdade de ideias. É isso que faz uma sociedade ser forte e próspera", argumentou Michel.

O novo Arco do Triunfo ficará três dias em Londres, depois será exibido em NovaYork e Dubai e finalmente será colocado no local do original em Palmira, cidade síria que foi ocupada pelo Estado Islâmico por 10 meses até ser recuperada no mês passado.Reuters

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação