Filhotes de mico-leão-dourado nascem em zoo de SC


Dois filhotes de mico-leão-dourado nasceram em cativeiro este mês em Santa Catarina, lançando nova esperança na sobrevivência desta espécie de primata, considerada criticamente em perigo de extinção.

O parto dos filhotinhos aconteceu na madrugada do dia 1º de abril no Zoológico do Beto Carrero World, no município de Penha, e, depois de um período de adaptação em um recinto especialmente preparado para eles, os dois foram avistados nesta terça-feira (26) passeando nas costas do pai.

O período de gestação da dupla foi de 129 dias, e o parque não descarta a possibilidade de que novos nascimentos ocorram nos próximos seis meses.

O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) faz parte do programa de reintegração de espécie em habitat liderado pelo Zoológico de Washington, nos Estados Unidos. Esse programa possibilitou a recuperação de até 80% da área natural do primata, que se estende pelo sudoeste do estado do Rio de Janeiro, do nível do mar até 300 metros de altitude.

O Beto Carrero World integra o programa de reprodução em cativeiro do primata em parceria com o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). Foi assim que o zoo catarinense conseguiu o casal que gerou a dupla, que agora já pode ser vista pelos visitantes do local.


Símbolo das espécies em risco de extinção do Brasil e do esforço para salvá-las, o mico-leão-dourado tem de 20 a 37 centímetros de tamanho e habita originalmente as regiões montanhosas do Rio de Janeiro em grupos de até oito indivíduos, alimentando-se de frutas, insetos, ovos e pequenos pássaros. Tem hábitos diurnos e defende seu território até a morte. O nome deriva da cor da pelagem, que varia do amarelo até o vermelho-alaranjado, e cobre a cabeça como se fosse uma juba. Em condições normais, vive em média 15 anos.Band

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação