BID ASSEMBLEIA

América Latina deve dar melhor resposta ao clamor contra corrupção, diz BID

Imagem de Luis Alberto Moreno. EFE/Julio César Rivas

O clamor contra a corrupção na América Latina exige respostas mais efetivas do que as observadas até agora, sob o risco de haver uma erosão da confiança na democracia na região, alertou neste sábado o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Luis Alberto Moreno.

"Enfrentamos um clamor popular brutal que disse basta e pede respostas que, se não atendidas, podem erodir a fé nos sistemas políticos e talvez na própria democracia", disse Moreno em discurso na abertura da reunião de governadores do BID na Argentina.

Participam do encontro, que vai até domingo, líderes políticos e empresários da região. Para Moreno, a revolta contra a corrupção existe melhores respostas do que as até então apresentadas.

"O bom funcionamento da administração pública é chave para recuperar a confiança e fortalecer a integridade. O setor privado precisa assumir a sua responsabilidade, combatendo a falta de ética na hora de fazer negociações", disse o presidente do BID.

Segundo Moreno, o fortalecimento da democracia demanda instituições mais equipadas para ampliar a transparência e detectar ações corruptas por meio de uma maior fiscalização.

O presidente do BID afirmou que, para isso, é "fundamental para dar mais clareza no financiamento das campanhas eleitorais".EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação