ISRAEL DEPORTAÇÃO

Milhares vão às ruas em Israel contra plano de deportação

As autoridades israelenses chegaram a receber uma carta contra o plano (Foto: Twitter/@josiegz)

Mais de 20 mil pessoas foram às ruas no último sábado, 24, em Tel Aviv, Israel, para protestar contra um plano de deportação do governo de Benjamin Netanyahu. Os manifestantes israelenses e africanos se reuniram na frente da prefeitura com a intenção de protestar contra a política que quer expulsar refugiados.

O plano, que afetaria até 40 mil imigrantes, está atualmente suspenso pela Suprema Corte. O país tem até esta segunda-feira, 26, para dar mais informações ao tribunal. Em fevereiro, sob protestos, o processo de deportações chegou a ser iniciado.

Segundo a agência de refugiados das Nações Unidas, há atualmente 27 mil pessoas vivendo em Israel e requerendo asilo que são provenientes do regime ditatorial da Eritreia. Além disso, há outras 7,7 mil provenientes do Sudão, que foi devastado pela guerra.

As autoridades israelenses chegaram a receber uma carta contra o plano, assinada por grupos de rabinos, escritores, acadêmicos, médicos e sobreviventes do Holocausto. Eles solicitavam a anulação da medida, já que isso feriria a ética e a imagem de Israel como um país que protege refugiados.

Dezenas de imigrantes que estão no centro de detenção em Holot, no sul do país, já receberam ordens de abandonar Israel. Eles têm duas opções para não serem presos indefinidamente: voltar ao seu país de origem ou ir para outro país africano (provavelmente Ruanda). Cada imigrante receberia um apoio financeiro de US$ 3.500, além da passagem de avião.

O governo israelense acredita que a grande maioria dos imigrantes está à procura de empregos e que Israel não tem a obrigação de mantê-los. A maioria dos imigrantes africanos entrou clandestinamente no país pela fronteira egípcia do Sinai, onde agora o governo israelense construiu um muro. A maioria deles argumenta que não pode voltar para seu país por conta da ameça de perseguição dos governos autoritários.DW

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação