CHILE EDUCAÇÃO

Tribunal Constitucional freia reforma educativa impulsionada por Bachelet

A presidenta do Chile, Michelle Bachelet. EFE/Alejandro Ernesto

O Tribunal Constitucional do Chile desferiu nesta terça-feira um golpe demolidor na reforma educativa impulsionada pela ex-presidente Michelle Bachelet, ao declarar inconstitucional que se ponha fim ao lucro no ensino superior, segundo confirmou o organismo.

Por seis votos contra quatro, o tribunal declarou inconstitucional o artigo 63 da Lei de Educação Superior, com o qual deu sinal verde a que instituições com fins lucrativos controlem universidades, centros de formação técnica e institutos profissionais.

"Por maioria de votos foi decidido declarar a inconstitucionalidade do artigo 63 do projeto, e do artigo 18 transitório em relação ao mesmo, referentes ao estatuto jurídico dos controladores de universidades" disse em comunicado o organismo, que acrescentou que o texto completo da resolução será divulgado no próximo dia 26 de abril.

A gratuidade da educação foi uma das bandeiras dos movimentos estudantis que se mobilizaram no Chile desde 2011 em reivindicação de uma reforma estrutural do sistema educacional chileno, junto com a qualidade do ensino e a transferência da sua dependência, das prefeituras ao Ministério da Educação.

A lei de educação superior proposta por Bachelet e aprovada pelo parlamento estabeleceu que apenas pessoas naturais ou instituições de direito privado sem fins lucrativos podiam participar do controle de centros de educação superior.

De acordo com o Constitucional, que foi acusado por setores políticos de atuar como uma terceira câmara legislativa, a disposição inicial da legislação vulneraria a igualdade perante a lei e a liberdade de ensino.

Na sua resolução desta terça-feira, o tribunal declarou constitucionais outras disposições da lei, entre elas o regime de gratuidade na educação superior e o seu financiamento.

Um grupo de estudantes se manifestou nesta manhã em frente à saúde do Tribunal Constitucional, no centro de Santiago, onde vários deles se acorrentaram às janelas do edifício até que a polícia dissolveu o protesto, com um balanço de três detidos.

"As decisões judiciais devem ser acatadas, é o que corresponde em um Estado de direito", escreveu no Twitter a ex-presidente Michelle Bachelet, que acrescentou, no entanto, que "com seu pronunciamento sobre o lucro, que contradiz a análise de constitucionalidade de todos os setores no Congresso, distorce a decisão democrática de eliminar o lucro na educação superior".EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação