TRANSPORTE UBER

Por que um Uber é mais caro que um táxi em Istambul?

A Uber tem uma vantagem poderosa em Istambul, já que os motoristas não tem que adquirir as caras licenças de táxi (Foto: Pixabay)

A competição entre Uber e táxi ficou violenta na Turquia. No mês passado, alguns motoristas da Uber de Istambul, a única cidade turca onde a Uber opera regularmente, foram agredidos. Em pelo menos um dos casos de agressão, o motorista levou um tiro de taxistas. O sindicato de taxistas levou a Uber à Justiça, pedindo às autoridades para bloquear o acesso ao aplicativo, num país que já baniu a Wikipedia e o Booking.com.

Muitos taxistas em Istambul são vigaristas, fumam dentro dos veículos e correm muito. Isso explica parcialmente o apelo local pela Uber. Na maioria dos lugares, a companhia atrai os passageiros oferecendo preços mais baratos. Em Istambul, no entanto, eles cobram mais do que um táxi normal, oferecendo carros limpos e um serviço melhor.

A Uber tem uma vantagem poderosa em Istambul, já que os motoristas não tem que adquirir as caras licenças de táxi. Desde os anos 1960, com a população da cidade aumentando de 2 milhões para 15 milhões, o número de licenças ficou em cerca de 18 mil. O preço da licença aumentou, chegando a custar US$ 430 mil hoje em dia, mais do que o dobro do preço em Nova York e Paris. Como poucos taxistas têm esse dinheiro, intrusos entraram na jogada.

Agora, esses investidores temem que a competição da Uber vai reduzir o preço da licença, e como em outras parte do mundo, acabar com seus investimentos. Mas o mercado pode ser grande o suficiente para os dois lados.The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação