MEIO AMBIENTE EUROPA

‘Neve laranja’ chama atenção no leste europeu

Paisagem alaranjada em Sochi, na Rússia (Foto: Instagram/margarita_alshina)

No último final de semana, as regiões montanhosas do leste europeu apresentaram um cenário diferente. Em vez da popular neve branca, o tom ficou alaranjado, lembrando a superfície de Marte.

O fenômeno foi causado por uma tempestade de areia no deserto do Saara, no norte da África. Segundo meteorologistas, um mix de areia, poeira e pólen saiu do norte da África e se misturou com a neve e a chuva em outros lugares. Isso geralmente ocorre a cada cinco anos. Mas, a última vez que a paisagem ficou parecida com a deste ano foi em 2007, quando a “neve laranja” caiu em regiões do sul da Sibéria.

A tempestade de areia foi da Grécia até a Rússia, mudando a paisagem de diversos países. O fenômeno foi tão expressivo que pôde ser observado por um satélite da NASA. Segundo o Observatório de Atenas, esta foi uma das maiores transferências de areia do deserto para a Grécia. Além disso, a concentração de areia estava acima do normal. Pessoas de diferentes países reclamaram de estarem sentindo areia em suas bocas.BBC



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação