ESTUDO FRANÇA

Uso de pesticidas reduz a população de pássaros na França

O governo francês tem se esforçado para reduzir o uso de pesticidas no país (Foto: Wikimedia)

A população de pássaros no interior da França caiu abruptamente nos últimos 15 anos, com algumas espécies tendo seus números reduzidos em até dois terços. E um dos principais culpados para esse fenômeno é o grande uso de pesticidas, segundo os pesquisadores de dois estudos.

Enquanto uma das pesquisas observou a França como um todo, a outra observou apenas a grande região agrícola central do país. O biólogo de conservação Benoit Fontaine, do Museu de História Natural da França, e um dos autores do estudo, categorizou a situação como “catastrófica”. “Nosso campo está no processo de se tornar um verdadeiro deserto”, afirmou através de um comunicado divulgado pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica, que contribuiu para o estudo.

Segundo os pesquisadores, o principal – porém não único – culpado da diminuição na quantidade de pássaros é o uso intensivo de pesticidas em plantações, principalmente de milhos e trigo. No entanto, de acordo com os cientistas, os pesticidas não estão matando os pássaros, mas sim os seus alimentos: os insetos.

“Quase não existem mais insetos, esse é o problema número um”, apontou o ecologista Vincent Bretagnolle, do Centro de Estudos Biológicos de Chizé (CEBC). Outras pesquisas, segundo Bretagnolle, mostraram que, em toda a Europa, o número de insetos voadores caiu em 80%, fazendo com que a quantidade de aves caísse 400 milhões em 30 anos.

O governo francês tem se esforçado para reduzir o uso de pesticidas no país. A França traçou um plano para diminuir a utilização dos venenos pela metade até 2020. No entanto, as vendas subiram, ultrapassando as 75 mil toneladas comercializadas em 2014, segundo dados da União Europeia.

Mesmo assim, outros problemas foram diagnosticados pelos pesquisadores para a redução do número de pássaros, como a diminuição das florestas e a rápida expansão do sistema de monocultura. “O que é realmente alarmante é que todas as aves em ambiente agrícola estão declinando na mesma velocidade, até mesmo as aves ‘generalistas’ [que prosperam em diferentes ambientes]”, explicou Bretagnolle.

Espécies de pássaros comuns como o papa-amoras-comum (sylvia communis), sombria (emberiza hortulana), laverca (alauda arvensis), tiveram sua população reduzida em pelo menos um terço, de acordo com o censo anual. Já o petinha-dos-prados (anthus pratensis), perdeu quase 70% da sua população.

“Se a situação ainda não é irreversível, todos os atores do setor agrícola devem trabalhar juntos para mudar suas práticas”, finaliza Benoit Fontaine.The Guardian

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação