Ele esta cuspindo fogo!



Maior tempestade solar desde 2005 ganha força nesta terça-feira

No rastro de uma tempestade solar que atingiu partes do planeta no último fim de semana – provocando auroras brilhantes no Canadá e Escandinávia – o Sol emitiu uma explosão ainda mais energética de radiação e plasma na noite de segunda-feira, capaz de interromper sinais de GPS e redes elétricas nesta terça-feira, 24, especialmente em altas latitudes, advertiram especialistas do clima espacial. A tempestade é considerada a maior desde 2005.
Segundo especialistas, o fenômeno já pode estar interrompendo comunicações por satélite, à medida que fluxos de radiação solar atingem o campo magnético da Terra.
“Com essa tempestade de radiação em andamento, os operadores de satelites podem enfrentar problemas. Sistemas de comunicação que dependem de altas frequências de rádio também devem sofrer interrupções, especialmente nas regiões polares”, disse Doug Biesecker, físico do Centro de Previsão do Clima Espacial, em Boulder, Colorado, responsável pelo monitoramento do fenômeno. Blecautes de rádio podem forçar as companhias aéreas a desviar voos entre a América do Norte e Europa ou Ásia.
A tempestade atingirá o seu pico nesta terça-feira, quando uma nuvem de plasma em alta velocidade e explosões de partículas passarão pela atmosfera terrestre, distorcendo o campo magnético do planeta e possivelmente causando impactos em latitudes tão baixas como o Texas e o Arizona.
“Esperamos uma tempestade geomagnética potencialmente forte, que pode causar efeitos de corrosão nas tubulações e interrupções na rede elétrica”, destacou Biesecker.
Washington Post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação