Políticas restritivas para obtenção de visto na Europa


Dados os seus problemas econômicos a Europa devia se preparar para tentar atrair visitantes

No início de dezembro a Embaixada russa em Londres realizou um churrasco de “visto-livre” para chamar a atenção para o rígido regime de expedição de vistos da União Europeia, A Rússia diz que o sistema contradiz o espírito da declaração de Helsinki, de 1975, que visava tornar a entrada e saída mais fáceis. Uma cúpula entre a Rússia e a UE na semana seguinte voltou ao tema. A liberalização do visto também é uma prioridade para a Turquia, que tem afrouxado as regras para muitos de seus vizinhos.

Dados os seus problemas econômicos a Europa devia se preparar para tentar atrair visitantes. Ainda assim, tanto a Grã-Bretanha quanto os 26 países que formam a Zona Schengen, região europeia “sem fronteiras”, dificultam a obtenção de vistos. Os formulários são longos e complexos, os custos são altos e o atendimento pode levar meses.
Os nativos dos Balcãs ocidentais (exceto os kosovares) podem obter autorizações de visto de curta permanência para entrar em Schengen. A Romênia e a Bulgária, ambas membras da UE, esperam entrar na zona até 2012. Mas os russos ainda precisam de um carimbo em seus passaportes e devem pagar uma taxa. Os turcos pagam 60 euros (US$78) e esperam em longas filas do lado de fora dos consulados. Os vistos de negócios podem ser emitidos mais rapidamente, mas raramente valem por mais do que alguns dias.
Candidatos a entrar em Schengen devem mostrar uma infinidade de documentos, incluindo provas de que dispõem de seguro de saúde, passagens aéreas e reservas em hotéis. Se eles quiserem visitar a França eles devem mostrar seu extrato bancário mais recente; para a Suíça, turistas precisarão de uma declaração que cubra um período de três meses e também o recebimento de um salário; a Espanha exige fundos que cubram 64 euros para cada dia de visita, ao passo que a Finlândia está feliz em exigir apenas 30 euros por dia. Uma em cada 17 inscrições para visitar a zona de Schengen é rejeitada.
Por que os muros da fortaleza europeia são tão altos? As autoridades citam preocupações com segurança. Mas poucos imigrantes que oferecem qualquer ameaça procuram obter vistos pelas vias legais. A Europa está se fechando a turistas e pessoas de negócios — exatamente os tipos que ela deveria estar cortejando em momento de crise.

The Economist

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação