Facebook ultrapassa o Orkut em visitantes


Entre 2010 e 2011, Facebook cresceu 192% e Orkut 5%

No Brasil, ao contrário do resto do mundo, o Facebook não começou dando as cartas no domínio das redes sociais. Todo brasileiro minimamente conectado conhece uma rede social chamada Orkut, desconhecida no resto do popular, mas número um por aqui. Orgulho do Google, que o havia idealizado em 2004 (mesmo ano em que Mark Zuckerberg colocava no ar a sua galinha de ovos de ouro), o site de relacionamentos tinha 32 milhões de visitantes brasileiros (60% do total). O sucesso era tamanho que a sede oficial do Orkut veio se instalar no nosso país.
Tudo ia a mil maravilhas, até que a rede de Zuckerberg teve uma ascensão meteórica no Brasil. Se hoje o Orkut é uma pálida lembrança de seus dias de glória, parecendo um sítio arqueológico parado no tempo entre contas abandonadas, invadidas por spams (praticamente uma cracolândia das redes sociais), isso se deve principalmente à capacidade do Facebook em roubar seus usuários e seduzir outra parcela antes afastadas dos sites de relacionamento. A virada se deu entre 2010 e final de 2011, quando passou de 12 milhões de visitantes para 36 milhões. Neste mesmo período, o Orkut, que começa 2012 finalmente ultrapassado pelo rival, ganhou apenas 2 milhões de visitantes a mais.
Os números são de um estudo publicado pela ComScore, que conta apenas o número de visitas e não de usuários. Da metade de 2011 para cá, o Google criou o Google + para rivalizar mundialmente com o Facebook. Mas, neste período, o site recebeu apenas 4 milhões de visitas no Brasil.
Os números mostram que a progressão do Facebook cresce em países antes dominados pelo Google. Além do mais, fica claro que o Google não conseguiu migrar seus membros do Orkut para o Google +, considerado –publicamente – um fracasso por membros da própria empresa. Outra constatação é que, segundo a pesquisa, todas as redes sociais progrediram no Brasil, fazendo do país um dos mercados mais promissores para redes sociais. Enquanto o Facebook teve um crescimento de 192%, o Twitter obteve 40% e o Tumblr 206%, o Windows Live e o Orkut ocupam os piores rendimentos, com um crescimento de respectivamente 13% e 5%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação