Na Cidade Universitária (7)



MEC implementa novo módulo do aplicativo de gestão no Bettina

Até o começo de março deste ano, está prevista uma visita ao Hospital Bettina Ferro da equipe multidisciplinar do Ministério da Educação responsável pela implementação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf). O objetivo é implementar o módulo ambulatorial do aplicativo na nova versão 3.0, o qual já foi instalado no Bettina Ferro na sexta, 13.
Para conhecer como funciona a novidade, o coordenador técnico, Wallace Santos, o coordenador de Política de Humanização do HUBFS, Almir Trindade de Souza, e Gil Maués, analista de sistemas e chefe da Divisão de Informática do Bettina, estiveram, de 16 a 21 deste mês, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), que se destaca por ser o primeiro hospital universitário a implementar o aplicativo no País.
Gil Maués conta que eles vivenciaram os processos do sistema e do hospital. “A visita foi boa porque realizamos exercícios e conhecemos a estrutura do HC. Avalio que temos plena condição de implementar o módulo de acordo com a nossa realidade e mudar a rotina do Bettina”, disse.
Ambulatório - O serviço de ambulatório do hospital é parte integrante da estrutura técnico-administrativa, atuando no desenvolvimento de ações junto aos serviços assistenciais, possibilitando o acompanhamento e monitoramento dos resultados relativos ao atendimento do pacientes.
De acordo com o projeto de implementação do AGHU, o módulo ambulatorial possui os objetivos de gerenciar o atendimento multiprofissional desenvolvido em consultas eletivas nas diversas especialidades do Hospital Universitário, possibilitar e estimular atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, apoiar e possibilitar o desenvolvimento de projetos pedagógicos das Faculdades de Medicina e outras Unidades da Universidade, atendendo às necessidades acadêmicas.
Piloto - Entre os 46 HUs do País, o Bettina é um dos hospitais pilotos na iniciativa que padronizará as práticas administrativas e assistenciais do hospital, por meio do qual será feito o cadastro do paciente, a internação e a prescrição médica e hospitalar garantindo confiabilidade e informação precisa sobre o paciente, por meio do prontuário eletrônico. São um total de 13 módulos do AGHU a serem implementados. Na versão 2.2 já foram funcionam no hospital o cadastro do paciente e a internação
Texto: Cleide Magalhães – Ascom/HUBFS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação