Me engana que eu gosto!


Chávez afirma que respeitará resultado eleitoral

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou nesta sexta-feira, 13,que será o primeiro a reconhecer a derrota e entregar o poder se um candidato da oposição vencer a eleição presidencial deste ano, contrariando as opiniões de seus críticos mais extremos, que sugerem que ele poderá se recusar a aceitar os resultados se perder o pleito de 7 de outubro.
Em seu discurso anual do estado da nação ao Parlamento, Chávez, de 57 anos, pediu que os líderes da oposição se comprometam publicamente a respeitar o resultado da votação.
“Eu reconheço que a oposição está fazendo um grande esforço… se algum de vocês vencer a eleição, eu seria o primeiro a reconhecer, e peço o mesmo de vocês. Vamos mostrar ao mundo a maturidade política que conquistamos nesses anos de revolução democrática”, disse Chávez, que foi do palácio presidencial Miraflores à Assembleia Nacional numa limusine aberta, com guarda-costas correndo ao lado e seguido por uma multidão de simpatizantes vestidos de vermelho.
A corrida eleitoral deste ano deve ser a mais dura para Chávez em seus 13 anos no poder. Ele passou por uma cirurgia contra um câncer em junho e quatro rodadas de quimioterapia. Uma nova oposição unida considera essa eleição a melhor chance de vencê-lo.

Consulado em Miami

No mesmo dia, o presidente também ordenou o fechamento do consulado venezuelano em Miami, dias depois de a responsável pela delegação diplomática na cidade norte-americana ser expulsa pelos Estados Unidos ao ser acusada de conspiração.
O atual atrito entre ambos os países, que apesar da intensa relação comercial se enfrentam ideologicamente, deixará dezenas de milhares de venezuelanos que vivem na Flórida sem representação diplomática e complicará a possibilidade de que eles votem nas eleições presidenciais de 2012.
“O chanceler Nicolás Maduro me recomendou fechar o consulado venezuelano em Miami. Bom, então fecharemos. Não haverá consulado em Miami”, disse Chávez na Assembleia Nacional.
Os Estados Unidos expulsaram na semana passada a consulesa venezuelana em Miami, Livia Acosta, depois da transmissão de um documentário, pela rede de TV Univisión, que a acusa de tramar ciberataques contra computadores do governo norte-americano junto a agentes cubanos e iranianos.

Folha.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação