Brasil mostra a tua cara....

Joaquim Barbosa condena 12 e reafirma compra de votos

Segundo Barbosa, parlamentares agiram como mercadorias (Reprodução/O Globo)

O ministro-relator do julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa, votou pela condenação de 12 réus, concluindo seu voto sobre a primeira parte do item do processo que trata sobre a denúncia da compra de apoio político no Congresso. Valdemar Costa Neto, Jacinto Lamas, Pedro Corrêa, Pedro Henry e João Cláudio Genu (todos ligados ao antigo PL, atual PR) foram condenados pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Enivaldo Quadrado e Breno Fischberg, intermediários dos repasses, por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro; Bispo Rodrigues, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Roberto Jefferson, Romeu Queiroz (ligados ao PTB), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro; Emerson Palmiere por corrupção passiva; e José Borba (PMDB) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo o ministro, os parlamentares agiram como “verdadeiras mercadorias” ao vender sua fidelidade parlamentar ao governo e atuaram de forma criminosa ao receber dinheiro desviado de Marcos Valério, que fazia pagamentos a mando de Delúbio Soares,ex-tesoureiro do PT.

Barbosa também afirmou que o pagamento a partidos da base financiou também a compra do passe dos deputados de outros partidos, inclusive da oposição, e foi usado para inflar a sustentação do governo Lula. Segundo ele, as bancadas do PTB e extinto PL dobraram de tamanho e a do PP cresceu 30% no período dos repasses. O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação