Prof. Ivan Camargo é o novo reitor da UnB

Sai o resultado oficial da eleições na UnB e Ivan Camargo comemora

Ivan Camargo será o 1º reitor formado pela UnB a assumir o cargo.

Foi divulgado pouco antes das 16h desta quinta-feira (13/8) o resultado o oficial do segundo turno das eleições para reitor da UnB. A vitória do candidato Ivan Camargo, da chapa 86, foi confirmada. Antes mesmo de a Comissão de Organização da Consulta (COC) fazer o anúncio oficial, a candidata Márcia Abrahão havia reconhecido a derrota. Ela ficou com 46,42% e o vencedor teve 51,48% dos votos,levando em consideração o critério da paridade.

Ivan teve a preferência da maioria de professores foram 1.051 votos contra 732 para Márcia e estudantes ficou com 4.457 contra 4.382, perdeu apenas entre os servidores técnico-administrativos 815 votaram no candidato eleito e 956 na concorrente da chapa 80.

“É sempre uma honra participar e trabalhar na universidade. Agora, é um momento de integrar e unir a universidade”, disse o vencedor. Ele agradeceu a todos que participaram do processo e afirmou que espera manter a serenidade que teve durante a campanha.


Mudanças
Ivan Camargo garantiu que vai formar as melhores equipes do Brasil para ajudá-lo a gerenciar a universidade. Disse, ainda, que já tem nomes para indicar para montar a gestão. Ele explicou que vai sentar com a vice-reitora, Sônia Báo, para organizar a transição e que vai pegar todas as informações necessárias com a antiga gestão.

Sônia Báo disse estar muito emocionada e ficou admirada com o fato de terem ganhado, inclusive, entre os estudante. Ela afirmou que a nova gestão pretende começar a trabalhar logo, para ter uma noção da situação atual da universidade e fazer um planejamento em cima disso e das promessas de campanha.

Participação histórica
O integrante da COC Paulo Celso dos Reis Gomes disse que essa foi a eleição com maior participação acadêmica da história da universidade.Mais de 12,3 mil pessoas votaram. Ele esperava que a participação fosse ainda maior, mas comemorou o fato de ter sido um processo de apuração tranquilo. No primeiro turno, por causa do grande número de chapas inscritas 10 no total a contagem dos votos foi complicada e demorou mais que o esperado.

Aprovação
O candidato vencedor ainda precisa passar pela aprovação da presidente Dilma Rousseff, mas, historicamente, a opção dos eleitores é respeitada. Nesta sexta-feira (14/9) o Conselho Universitário se reunirá para definir a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação e, logo após, à Presidência da República. O nome de Volnei Garrafa, que ficou em terceiro lugar, já está na lista.CB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação