"Pimenta no dos outros é refresco"

Estados Unidos criticam medidas protecionistas do governo brasileiro

Brasil elevou tarifas de mais de 100 produtos de 12% para 25% (Reprodução/Internet)

O governo dos Estados Unidos fez duras críticas à política comercial brasileira na quarta-feira, 12. O governo de Barack Obama acusou as medidas tomadas por Dilma Rousseff nas últimas semanas de serem “inconsistentes com os compromissos assumidos pelo Brasil” e se mostrou “perplexo” com as atitudes tomadas. As críticas foram feitas pelo embaixador dos EUA na Organização Mundial do Comércio, Michael Punke, um dos principais representantes comerciais do governo norte-americano.
As medidas a que Punke se refere são as de elevar as tarifas de importação para 100 diferentes produtos. De acordo com a OMC, o Brasil não cometeu nenhuma infração, já que tem o direito de elevar tarifas até 35%. Antes do aumento, a média de impostos aplicados era de cerca de 12%. Atualmente, após o aumento, as tarifas ficaram em cerca de 25%.
Embora seja uma medida legal, especialistas da OMC afirmam que a decisão indica que o Brasil está “na direção contrária” do compromisso firmado pelo governo brasileiro no G-20 e que pode servir de mau exemplo para outros países emergentes. O embaixador norte-americano afirmou estar extremamente preocupado com o rumo da política brasileira: “Ficamos perplexos pela direção que o país toma”, disse, citando também as medidas protecionistas na Argentina.Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação