"Negrinha"...Pode ser censurada?

Mais um livro de Monteiro Lobato sob ameaça de censura

Após pedir o banimento de Caçadas de Pedrinho, Instituto de Advocacia Racial questiona o uso de Negrinha em escolas públicas

Depois de tentar proibir a leitura de Caçadas de Pedrinho em escolas públicas, o Instituto de Advocacia Racial (Iara) agora volta sua atenção para outra obra do escritor Monteiro Lobato: Negrinha.

Nesta terça-feira, 25, o instituto protocolou uma ação administrativa na Controladoria Geral da União questionando a distribuição e o uso da obra em escolas públicas. O instituto alega que a obra contém elementos racistas. “Não se pode financiar com dinheiro público um livro didático que contenha estereótipos e preconceito”, disse Humberto Adami, advogado e diretor do Iara.

Lançado em 1920, o conto Negrinha é um dos mais elogiados do autor e faz parte da lista Os cem melhores contos brasileiros do século, da editora Objetiva. O livro foi adotado pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), fato que incomodou o Iara. Segundo o instituto, passagens como “Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados”, contém elementos racistas.

O Supremo Tribunal Federal ainda não conseguiu resolver o impasse sobre Caçadas de Pedrinho, que já se arrasta há dois anos. Nesta terça-feira, uma nova audiência no MEC discutirá a distribuição de Caçadas de Pedrinho. O Iara deu sinais de desistir do pedido de nulidade caso o MEC apresente “propostas concretas de ação”, como a preparação de docentes para lidar com a questão do racismo na literatura.Veja


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação