efeitos de um ano eleitoral

Ana de Hollanda deixa o Ministério da Cultura

Para seu lugar, Dilma Rousseff indica a senadora petista Marta Suplicy como recompensa por seu apoio à candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de SP

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, deixou o cargo nesta terça-feira, 11, após uma audiência com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Ana será substituída pela ex-prefeita petista de São Paulo Marta Suplicy. A troca sinaliza a entrada definitiva da presidente nas eleições municipais deste ano, já que o apoio de Marta ao ex-ministro Fernando Haddad na eleição de São Paulo foi decisivo na negociação.
A conversa que culminou na saída de Ana de Hollanda teria ocorrido na semana passada entre Dilma e o ex-presidente Lula, em São Paulo. Marta também encontrou-se com Dilma e Lula em Brasília há cerca de dez dias, momento em que a presidente e seu antecessor teriam pedido a Marta mais engajamento na campanha de Haddad em São Paulo. A entrega de um ministério à ex-prefeita atende a uma exigência antiga dela, que nunca escondeu a insatisfação por ter sido preterida nos processos que definiram as candidaturas do PT em São Paulo nas últimas eleições.
O principal motivo da insatisfação do Planalto pode ser o fato de Ana ter liderado uma inversão na política de flexibilização dos direitos autorais, que vinha sendo comandada pelas gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira. Desde que assumiu o cargo, Ana deu uma guinada no sentido de continuar garantindo esses direitos a artistas, tirando, por exemplo, o selo do Creative Commons do site do Ministério, que permitia o uso livre do conteúdo da página.
De um modo geral, o governo não faz uma boa avaliação da gestão de Ana na pasta da Cultura. Desde o início houve discussões sobre sua gestão, e Dilma chegou a nomear várias pessoas para ajudá-la a administrar o Ministério. Do ponto de vista político, Marta Suplicy está mais capacitada para se adequar à vida no primeiro escalão do governo, uma vez que já foi ministra do Turismo e fez carreira política em São Paulo.

Folha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação