Obras de Arte

Imagens da ciência que mais parecem obras de arte

Imagem de cristais de cafeína ampliada por um telescópio (Reprodução/Annie Cavanagh)

Algumas imagens científicas equivalem a verdadeiras obras de arte. Imagens de ressonância magnética, por exemplo, produzem belas visões do cérebro humano, com todas as suas ligações nervosas em diferentes cores. E quando geólogos fotografam pequenos pedaços de peridotite e o iluminam com luz polarizada, é possível enxergar algo semelhante a um vidro colorido brilhante.

A ideia de ver arte na ciência não é nova. Todos os anos a Wellcome Images, coleção mundial de fotografias, raios-x e imagens médicas, premia as melhores imagens por seu mérito técnico, científico e por sua beleza.


Kevin MacKenzie, supervisor de microscópios na Universidade de Aberdeen, Escócia, encontrou uma mosca de banana na parede de sua cozinha. Ele decidiu olhar o inseto sob um microscópio e produziu a ameaçadora imagem acima. O tamanho desse tipo de inseto não passa de cinco milímetros, mas através da ampliação, é possível enxergar até os pequenos pelos que cobrem seu corpo.


Para criar a imagem deste embrião de galinha, Vincent Pasque, da Universidade da Califórnia, injetou corante fluorescente no sistema vascular embrionário. O coração do embrião bombeou o corante pelas veias e artérias conectadas ao saco vitelino. No centro da imagem é possível identificar o cérebro e o coração do embrião.


Aqui, graças ao timer fotográfico, é possível observar como as células cancerígenas se multiplicam através de mitose (tipo de divisão celular). As fotos, tiradas durante 16 horas de mitose, resultaram na imagem acima. As bolhas vermelhas são o DNA e a linha azul florescente a membrana celular. Smithsonian


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação