É agora ADUFPA?...Chamem seus valentes!

MPF pede fim da greve na UFPA


O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ações em que pede decisões urgentes para determinar o fim da greve na Universidade Federal do Pará (UFPA) e na Escola de Aplicação da UFPA. No caso da paralisação na UFPA, a ação pede especificamente o fim da greve nos dois últimos semestres dos cursos da universidade. As informações foram divulgadas na noite desta sexta-feira (14) pelo MPF.
O MPF também solicitou à Justiça Federal que estabeleça a obrigatoriedade de reposição das aulas até o final de 2012. Assinadas pelo Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Alan Rogério Mansur Silva, as ações foram encaminhadas à Justiça Federal em Belém nestas quinta e sexta-feira, 13 e 14 de setembro, e aguardam decisões judiciais.
As ações têm como acusados os professores em greve, a Seção Sindical dos Docentes da UFPA e a universidade. Segundo o MPF, as consequências geradas pela paralisação, que já se prolonga por cerca de quatro meses, são visíveis e passíveis de causar danos a todos os alunos porque eles estão sendo privados de um direito constitucionalmente assegurado: o direito à educação.
No caso dos alunos concluintes dos cursos de graduação, que estão prestes a se formar, o MPF alerta que a continuidade da greve vai frustrar as suas perspectivas de propostas de emprego, cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior, aprovação em concursos públicos, formatura, entre outras frustrações.
“Não se pode admitir que o direito de greve perpetrado pelos professores da UFPA traduza-se, de forma absoluta, em um instrumento de violação do direito fundamental à educação”, complementa.
Com base em informações da imprensa, o MPF também destaca na ação que os professores em greve mais de uma vez fecharam a entrada da universidade, “violando o direito de ir e vir, bem como o direito dos discentes e docentes de, pelo menos, utilizar as dependências do campus da UFPA”. (As informações são do MPF)

Comentários

  1. Se fosse contra outra ficaria calado, mas no caso da UFPA é puro desconhecimento dizer que haverá prejuízo. Pois, uma coisa que a UFPA desenvolveu em mais de 20 anos de interiorização foi uma tecnologia metodológica de alta performace, aprovada pelo MEC para ser aplicada no Parfor, por exemplo, pela qual se ministra qualquer disciplina com apenas duas semanas de aulas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação