Ouro em Belo Monte?...Agora deu-se!

Projeto prevê extração de ouro na mesma região de Belo Monte

Empresa canadense irá explorar ouro na mesma região de construção de Belo Monte, no Xingu (Reprodução/Internet)

Um novo projeto na região conhecida como Volta Grande, onde será construída a usina de Belo Monte, promete aumentar ainda mais a polêmica em torno da usina hidrelétrica. O plano é para a exploração de ouro na mesma área. De acordo com o Ministério Público Federal, o relatório do projeto, que está em fase avançada de licenciamento ambiental, já apresentou contradições sobre os impactos ao meio ambiente. O documento foi entregue pela empresa que irá executar o plano de mineração, a canadense Belo Sun Mining.
A Belo Sun pertence ao grupo Forbes & Manhattan, um banco de capital privado que também investe em projetos internacionais de mineração. A empresa deve investir US$ 1,076 bilhão na extração de ouro no Xingu. Segundo o relatório da própria Belo Sun, a extração seria de 4.684 quilos de ouro por ano, o que renderia R$ 538,6 milhões anualmente.
A previsão é que a extração dure por até 20 anos, e neste período estima-se que 2,1 mil pessoas serão contratadas. Na semana passada, a primeira audiência pública sobre o plano foi realizada na cidade em que a jazida será explorada, em Senador José Porfírio. A licença para a instalação da obra deve acontecer no início de 2013. A empresa propôs 21 programas socioambientais para compensar os impactos ambientais que serão causados à região e à população.Valor Econômico

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação