Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Embora seja possível identificar muitas cores nas estrelas, você jamais encontrará uma estrela roxa ou verde, simplesmente por causa da forma como os humanos percebem a luz visível.


As estrelas são completamente multicoloridas. Existem gigantes vermelhas prestes a explodir, azuis que brilham no cinturão da constelação de Orion e as amarelas, mais comuns, como o nosso sol. A cor de uma estrela está relacionada com a sua temperatura superficial. Quanto mais quente a estrela, menor o comprimento de onda da luz que ela emite. As mais quentes são as azuis ou azuis esbranquiçadas, que são comprimentos de onda mais curtos. As mais frias são as marrom-avermelhadas, que possuem os comprimentos mais longos de onda.

As estrelas, no entanto, não emitem sua luz em apenas um comprimento de onda. O que existem são picos de determinado comprimento, o que faz uma cor se sobressair às outras. [O espectro electromagnético]

Os olhos humanos evoluíram a ponto de enxergar a radiação amarela e verde, possivelmente porque o nosso sol emite radiação principalmente nesses comprimentos de onda.

Uma estrela verde está irradiando bem no centro do espectro de luz visível, o que significa que ela está emitindo um pouco de luz em todas as cores possíveis. A estrela, portanto, aparece em branco - uma combinação de todas as cores. O Sol emite muita luz verde, mas os seres humanos a enxergam como branco.

Já as estrelas roxas dificilmente são vistas por que nossos olhos são muito mais sensíveis ao azul. A partir do momento em que uma estrela emite a cor roxa, ela também emite azul - e o olho humano imediatamente opta pela azul. [LiveScience]

Comentários

  1. eu não sabia disso, eu so sabia que existia estrelas amarelas/brancas/azuis e vermelhas, eu não sabia que existia estrelas verdes e roxas, me pergunto se existe de outras cores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação