sexta-feira, 21 de julho de 2017

GRÉCIA MEIO AMBIENTE

Greenpeace freta barco na Grécia para combater plástico nos mares

Foto cedida pelo Greenpeace do barco Rainbow Warrior III. EFE

O barco do Greenpeace "Rainbow Warrior III" inicia nesta quinta-feira na ilha grega de Zante - no mar Jônico - uma excursão para dar visibilidade ao problema dos resíduos de plástico nos mares.

A ilha de Zante é uma das principais zonas de desova da tartaruga-comum (Caretta caretta), uma das espécies marinhas mais ameaçadas da Europa.

A embarcação realizará ações como limpeza de praias junto a cidadãos e organizações ambientais gregas e internacionais e jornadas abertas ao público em Zante, bem como nas ilhas de Creta e Siros, para ensinar aos visitantes maneiras de proteger os oceanos da "invasão plástica".

Outro objetivo do navio é determinar a quantidade de microplásticos presentes nos mares gregos, para o que contará com a ajuda do Centro Grego de Pesquisa Marinha.

"Um país como a Grécia, cuja história e futuro estão tão unidos com a saúde e beleza dos seus mares, deveria liderar os esforços para reduzir radicalmente os resíduos de plástico", declarou Alkis Kafetzis, diretor da campanha marítima do Greenpeace na Grécia.

A organização ambiental internacional pretende denunciar o impacto negativo do plástico nos ecossistemas marítimos e mostrar a dependência da raça humana a este material.

Globalmente foram gerados 8,3 bilhões de toneladas de plástico desde a Segunda Guerra Mundial, dois terços dos quais são agora resíduos em depósitos ou no meio ambiente, segundo uma pesquisa publicada ontem pela revista "Science Advances".EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário