A.SAUDITA SOCIEDADE

Ministro saudita diz que mulheres ao volante melhorarão segurança no trânsito

EFE/STR

O ministro de Interior da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Saud, elogiou nesta quinta-feira a ordem real emitida há dois dias que permitirá pela primeira vez que as mulheres dirijam a partir de 2018 e considerou que a presença feminina nas estradas melhorará a segurança do trânsito no país.

"A condução das mulheres transformará a segurança do trânsito", assegurou o ministro em comunicado divulgado pela agência oficial de notícias sauditas, "SPA".

Na opinião de Saud, a presença das mulheres nas estradas fará com que o trânsito seja mais ordenado na Arábia Saudita e "reduzirá as perdas econômicas e humanas dos acidentes".

De acordo com o ministro, as forças de segurança estão prontas para aplicar as leis de trânsito a homens e mulheres por igual e "fazer todo o necessário para salvaguardar a segurança da sociedade".

Segundo dados oficiais, 17 pessoas em média perdem a vida por dia nas estradas da Arábia Saudita, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos países com mais altos números de mortes em acidentes de trânsito.

Esta é a primeira causa de morte entre os homens de 16 a 36 anos no país, onde o petróleo barato permite que os cidadãos tenham veículos de grande potência.

As mulheres poderão obter uma permissão para dirigir a partir de junho de 2018, após a ordem emitida na terça-feira passada pelo rei Salman bin Abdulaziz bin Abdul Rahman, reconhecendo desta forma um dos direitos reivindicados durante décadas pelos ativistas.

A medida abre a portas para mudanças sociais e econômicas, já que as mulheres poderão comprar e dirigir veículos e realizar mais atividades sozinhas, não precisando de um motorista particular que as acompanhe nos deslocamentos.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação