EXILADO POLÍTICO ITÁLIA

Governo italiano pede que Brasil reveja asilo a Cesare Battisti

Battisti foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas entre 1977 e 1979 (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)

Exilado no Brasil desde 2010, o italiano Cesare Battisti corre o risco de perder o direito de permanecer no país. Em sigilo, o governo da Itália enviou um pedido para que o presidente Michel Temer reveja a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concedeu asilo político ao italiano.

O pedido do governo italiano pela extradição de Battisti está no Palácio do Planalto e já foi submetido a uma primeira análise técnica. Agora, caberá à consultoria jurídica da Presidência da República emitir um parecer.

De acordo com integrantes do governo, não foram encontrados até agora problemas jurídicos que impeçam uma nova decisão sobre o caso de Battisti e dois ministros já teriam dado aval para que a extradição seja aprovada por Temer: o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.

Entretanto, o governo tem sido cauteloso em relação ao tema e o presidente evita tomar uma decisão, apesar das pressões. Segundo o jornal O Globo, a presidência da República disse que o assunto não está sendo tratado no Palácio do Planalto.

Em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do italiano. Na ocasião, o ministro Luiz Fux que não havia nada de concreto que justificasse o temor de Battisti.O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação