GUERRA CONTRA POLUIÇÃO

Bicicletas em Paris

Os motoristas estão sendo pressionados a não usar carros em Paris (Foto: Pixabay)

As ruas às margens do Sena costumavam ter um trânsito intenso. Agora, os pedestres e ciclistas aproveitam a vista do rio e a calma das ruas. Em frente à Torre Eiffel, uma área com grande movimento, os carros dividem a rua com uma ciclovia.

Os motoristas estão sendo pressionados a não usar carros em Paris. A prefeita Anne Hidalgo está travando “uma guerra contra os automóveis”, publicou o jornal Le Monde no início deste ano. Os parisienses, disse Pierre Chasseray, representante da associação 40 Millions d’Automobilistes, estão “vivendo um inferno diário”.

Como parte do plano da prefeitura de aumentar o uso de bicicletas de 5% para 15% até 2020, as ciclovias estendem-se pelas principais ruas e avenidas da cidade. Uma faixa inteira na movimentada rue de Rivoli transformou-se em ciclovia. O acesso a um trecho na margem esquerda do rio Sena foi fechado para carros em 2013, seis anos depois que a prefeitura criou o serviço Vélib de aluguel de bicicletas públicas.

Paris não decretou guerra “aos carros e sim à poluição”, disse Jean-Louis Missika, diretor de planejamento urbano da prefeitura. A prefeitura quer diminuir o fluxo de automóveis com um único passageiro pelas ruas medievais estreitas e avenidas do século XIX da cidade. Em 14 de setembro, a startup BlaBlaCar lançou o aplicativo BlaBlaLines, para ajudar motoristas e passageiros a organizarem viagens compartilhadas. Com 1,2 milhão de trajetos com mais de 10 km de distância percorridos todos os dias nos arredores de Paris, existe um “enorme potencial” para reduzir o número de carros vazios, disse o CEO da empresa, Frédéric Mazzella.

A cruzada de Anne Hidalgo contra os motoristas faz parte de um estudo mais amplo para adaptar a cidade aos novos veículos elétricos e autônomos. “É uma revolução comparável à transição de carruagens puxadas por cavalos para automóveis”, acrescentou Missika. Segundo os planos da prefeitura, os primeiros táxis autônomos com capacidade de transportar seis pessoas começarão a circular no próximo ano. A prefeitura proibirá o trânsito de carros particulares no centro da cidade em 2025-30 e os carros a diesel serão abolidos em 2020.

Mas um investimento maior no transporte público pode ter um impacto mais eficaz na diminuição do uso de carros, além de gerar empregos. O Grand Paris Express, o maior projeto de infraestrutura da Europa com um custo de €30 bilhões (US$36 bilhões), ligará a periferia de Paris aos aeroportos, estádios e universidades. Com quatro novas linhas e 68 estações, o projeto deverá estar concluído em 2030. Um grande trecho de uma das quatro linhas será inaugurado em 2024, quando Paris sediará os Jogos Olímpicos.The Economist

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