ASTRONOMIA ESO

Astrônomos capturam imagens de bolha de vapor de estrela envelhecida

EFE/Peter Komka

Uma equipe europeia de astrônomos conseguiu capturar imagens de uma bolha de vapor expelida pela estrela U Antiliae, graças ao uso do telescópio gigante ALMA, que opera no Observatório Europeu do Sul (ESO), localizado no deserto do Atacama (Chile).

Segundo um comunicado do ESO, estas observações são importantes para entender a evolução das estrelas nas últimas fases de seus últimos ciclos de vida.

U Antiliae é uma estrela muito vermelha, cujo brilho tem pequenas mudanças de uma semana para outra e novas pesquisas revelaram uma concha esférica notavelmente magra em torno da mesma.

Trata-se de uma estrela de carbono, "evoluída, fria e luminosa", que faz parte da constelação de Antlia, também conhecida como A Máquina Pneumática.

Há cerca de 2,7 mil anos, segundo o comunicado, U Antiliae atravessou um período de centenas de anos de perda de massa durante o qual o material que constituía a concha observada com os novos dados de ALMA foi expulso a grande velocidade.

Uma análise mais detalhada desta concha também mostra evidências de magras e pequenas nuvens de gás, conhecidas como subestruturas filamentosas.

"Alcançar esta espetacular vista foi possível dada a capacidade única para criar imagens nítidas a múltiplas distâncias de ondas proporcionadas pelo radiotelescópio ALMA, situado no plano de Chajnantor, no deserto do Atacama", ressalta a nota.

O ALMA pode ver uma estrutura muito mais fina da concha de U Antiliae com relação ao que era possível ver anteriormente.

Entender a composição química das conchas e atmosferas destas estrelas, e como estas conchas são formadas pela perda de massa, é importante para compreender como evoluem as estrelas no Universo primitivo, e também como evoluíram as galáxias.

As conchas como o que rodeia a U Antiliae mostram uma rica variedade de compostos químicos com base em carbono e outros elementos, também ajudam a reciclar a matéria e proporcionam até 70% do pó entre as estrelas.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação