JAPÃO REUNIÃO EM CASA

A nova moda japonesa

Nas refeições tradicionais japonesas, todos os detalhes são pensados (Foto: Pixabay)

Os japoneses adoram jantar em restaurantes e a hospitalidade deles, o omotenashi, é uma filosofia de vida, um hábito enraizado na cultura japonesa. No entanto, raramente convidam pessoas para suas casas. Os moradores de Tóquio sentem-se constrangidos de receber convidados em suas casas que, em média, têm 35 jo, a medida japonesa de área útil com base no tamanho de tatames, o equivalente a cerca de 60 m2.

Mas agora, os japoneses começaram a receber convidados em casa, no que eles chamam na linguagem local de hoomu paatei. A edição japonesa da revista Elle dedicou um número especial à arte de receber com estilo. Novos sites de receitas aparecem na internet todos os dias. A Japan Home Party Association emite certificados para alunos que fazem seus cursos.

Nobuko Oba fundou o Atelier Let’s Have a Party!, uma escola que organiza workshops sobre como dar jantares e festas em casa, quando voltou para Tóquio depois de morar em Ohio, EUA. Lá, ao ser convidada para jantar na casa de um dos colegas americanos do marido, surpreendeu-se com a maneira informal das pessoas se servirem de um simples pedaço de presunto comprado no supermercado local. Ao retribuir o convite, seus convidados também ficaram surpresos com o fato de vê-la cozinhando e servindo-os, em vez de se sentar à mesa com eles. “Notei que a conversa é a prioridade em uma reunião social, e quis trazer esse estilo não convencional para o Japão”, disse Oba.

Mas os japoneses raramente adotam costumes estrangeiros sem dar um toque local. Inúmeros produtos de consumo, desde hambúrgueres com molho teriyaki do McDonalds a chá verde da marca Kit Kat, incorporam o ditado, “espírito japonês, produtos ocidentais”.

Nas refeições tradicionais japonesas, todos os detalhes são pensados. A louça é escolhida como complemento à comida. A travessa de arroz é colocada à esquerda do convidado para que não precise estender o braço para se servir. Nas aulas de Oba, essa formalidade se traduz em toalhas de mesa e louças com cores combinando.

O tema da última aula de Oba foi o festival alemão de cerveja Oktoberfest. Os alunos fizeram a decoração da sala com arranjos florais segundo as regras da ikebana, a arte de composição floral japonesa criada no século VII.

Quando a mesa está arrumada com as toalhas impecáveis, as louças lindas e as travessas de comida, os alunos, com a idade entre 23 a 55 anos, tiram fotos para postar em suas contas no Instagram. Mitsue Osawa, dona de um salão de beleza, disse que se inspira em filmes e programas de televisão ocidentais: “Adoro o costume britânico de tomar chá à tarde servido em um carrinho com um bolo de três camadas para acompanhar.”The Economist

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