LAVA JATO DILMA

A denúncia confirmou que Dilma e o casal de marqueteiros usavam três contas de email secretas para trocar informações sobre o andamento da Lava Jato (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma denúncia apresentada pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot revelou que as investigações conseguiram provar que a ex-presidente Dilma Rousseff usou uma conta de email para alertar o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura do risco de prisão.

Janot apresentou a denúncia em 6 de setembro, mas os detalhes só foram divulgados agora. Além de Dilma, o ex-procurador-geral acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro Aloizio Mercadante de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

Segundo Janot, as investigações “confirmaram diversos telefonemas trocados entre Mônica Moura e terminais cadastrados em nome da Presidência no período dos fatos. A adoção de tais medidas permitiu que João Santana e Mônica Regina Cunha Moura se precavessem contra diligências investigatórias como buscas e apreensões e prisões”.

A denúncia confirmou que Dilma e o casal de marqueteiros usavam três contas de email secretas para trocar informações sobre o andamento da Lava Jato. No entanto, ao invés de escrever a mensagem e, em seguida, enviarem, eles salvavam o texto na pasta de rascunho para evitar que fosse rastreado. Depois da leitura, a mensagem era apagada.

Além disso, as mensagens eram escritas por meio de códigos. “O seu grande amigo está muito doente. Os médicos consideram que o risco é máximo. O pior é que a esposa, que sempre tratou dele, agora está com câncer e com o mesmo risco. Os médicos acompanham os dois dia e noite”, diz um dos emails atribuídos a Dilma por Janot.

Dessa forma, a denúncia contraria o que Dilma alegou em 12 de maio, quando veio a público o teor da delação do casal. Na ocasião, Dilma disse em nota que a informação dada pelos marqueteiros era “fantasiosa”.

Na denúncia, Janot afirmou que “os dados telemáticos obtidos na Ação Cautelar 4337 confirmaram a existência dos e-mails em questão”.

Além de acusar Dilma pela troca de mensagens, Janot também disse na denúncia que Lula foi nomeado ministro da Casa Civil em março de 2016 para ter proteção escapar do julgamento em primeira instância na Lava Jato. Mercadante é acusado de ser o emissionário de Dilma para falar com um assessor do ex-senador Delcídio do Amaral para evitar que ele firmasse acordo de delação premiada.O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação