EUA DE VOLTA AO PASSADO...

EUA avaliam fechar embaixada em Cuba

Prédio da embaixada dos EUA em Havana (Fonte: Reprodução/AFP)

Os EUA “estão avaliando” a possibilidade de fechar a sua embaixada em Cuba após supostos “ataques acústicos” ao local. A informação foi divulgada no último domingo, 17, pelo secretário americano de Estado, Rex Tillerson.

Pelo menos 16 funcionários americanos da missão em Cuba foram afetados pelos “incidentes” ocorridos em Havana no final do ano passado, mas que só foram divulgados em agosto deste ano.

Em entrevista à emissora CBS, Tillerson ressaltou que se trata “de um assunto muito sério pelo dano sofrido por algumas pessoas. Alguns deles foram repatriados”.

Após os supostos ataques, pelo menos 16 funcionários da embaixada apresentaram sintomas físicos, incluindo perda de audição, enxaqueca e náuseas. Alguns precisaram de atendimento médico.

Ainda não há explicação para os incidentes, segundo o secretário americano de Estado. De acordo com a emissora CNN, uma “sofisticada arma sônica” teria sido ativada dentro ou fora das casas dos diplomatas, provocando “sensações físicas imediatas”.

Cuba e EUA decidiram em 2015, durante o governo Obama, reabrir suas embaixadas em Washington e Havana, respectivamente, após mais de 50 anos de ruptura de relações diplomáticas entre os dois países.G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação