PERU NARCOTRÁFICO

"Barão da droga" peruano é preso no Brasil

EFE/Arturo Wong

O peruano Adrián Velarde, conhecido como o "barão da droga" do vale dos rios Apurímac, Ene e Mantaro, conhecida como Vraem, a maior região produtora de coca do Peru, foi preso no Brasil por agentes da Polícia Federal (PF), informou nesta segunda-feira o Ministério do Interior do país em comunicado.

Velarde, também apelidado de "El Chato Adrián" foi capturado na última quinta-feira e era considerado pela Direção Antidrogas da Polícia do Peru (Dirandro) como um dos maiores produtores de cocaína da região do Vraem. Ele também liderava uma organização que enviava carregamentos de droga ao Brasil e à Bolívia.

O Ministério do Interior oferecia uma recompensa de 50 mil sóis (cerca de R$ 48 mil) para que oferecesse informações que permitissem a captura de "El Chato Adrián".

O traficante era procurado pelas autoridades peruanas desde 2007, após a apreensão de uma importante carregamento de drogas em Ayacucho, no sul do Peru.

Naquela ocasião, os agentes montaram uma operação para capturar o "barão da droga" em Villa Mejorada, mas os moradores da região impediram a prisão do traficante.A Polícia do Peru soube em 2015 que Velarde tinha se mudado para a Bolívia, mas seguia mandando no tráfico na região do Vraem.

As autoridades do Peru e do Brasil estão em contato para começar o processo de extradição, segundo o Ministério do Interior, e cumprir a ordem de prisão internacional contra ele que tinha sido expedida pela Sala Penal Nacional em 2013.

O Vraem, composto por 46 municípios de cinco regiões diferentes, é uma extensa região do leste do Peru sob controle militar. A região é responsável por 70% dos 400 toneladas de cocaína produzidas anualmente no Peru e também é conhecida por ser o esconderijo dos últimos integrantes do grupo armado Sendero Luminoso.EFE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação