Porrada nas bolsas


Contatos telefônicos a fim de evitar uma 'segunda-feira negra' começaram já na sexta à noite

Mundo luta contra ‘segunda-feira negra’

O rebaixamento da nota da dívida dos EUA anunciado na sexta-feira, 5, pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s obrigou os responsáveis pelas finanças das principais economias do mundo a manterem contato durante todo o fim de semana com o objetivo de evitar uma profunda crise nos mercados nesta segunda-feira, 8.

A Standard & Poor’s rebaixou a qualificação da economia dos EUA de AAA para AA+. Foi a primeira vez que isso aconteceu em 70 anos. O rebaixamento foi anunciado após o fechamento dos mercados na sexta, encerrando uma semana de fortes perdas nas bolsas de valores de todo o mundo.

Conferências telefônicas
Os contatos telefônicos a fim de evitar uma “segunda-feira negra” começaram já na sexta à noite entre o presidente dos EUA, Barack Obama, e líderes europeus. Já o conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) realizou uma teleconferência extraordinária neste domingo, 7, para discutir a compra de dívida soberana da Espanha e da Itália, países que vêm sofrendo ataques especulativos.

França e Alemanha divulgaram um comunicado conjunto ressaltando a importância da aplicação rápida das medidas anunciadas pela Espanha e pela Itália para combater a crise e dos acordos sobre o segundo resgate à Grécia, bem como a ampliação do fundo europeu de resgate.

S&P ameaça novo rebaixamento
A bolsa de Tel Aviv chegou a cair cerca de 7% neste domingo e o pregão foi suspenso. As bolsas asiáticas fecharam em forte queda nesta segunda-feira, 8. As bolsas européias operam no vermelho, mas vêm reagindo bem à notícia da manhã desta segunda de que o BCE vai comprar títulos das dívidas italiana e espanhola e ao anúncio do G20 de que seus membros estão empenhados em manter a estabilidade e que vão injetar dinheiro no sistema financeiro internacional.

O presidente do comitê de rating da Standard & Poor’s, John Chambers, e o diretor global da agência, David Beers, reagiram às críticas do governo norte-americano dizendo que a nota da dívida dos EUA pode voltar a ser rebaixada caso os impasses em Washington não sejam solucionados.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação