Na cidade universitária 9




Soubemos ontem de fonte fidedigna, que a nobre
Procuradora...Prof.Dra. Maria Cristina Cezar de Oliveira
entregou o cargo de Procuradora Geral desta universidade
em caráter irrevogável ao Magnífico Reitor Carlos
Maneschy.

Sem sombra de dúvidas em seus dez anos de atuação
a frente desta procuradoria...Doutora Cristina,como é
mais conhecida...deixa a todos uma lição de dedicação,
profissionalismo e equidade na justiça de seus atos como
Procuradora Geral desta Instituição.

Temos a certeza que a ilustre professora registrou nos anais
desta universidade....uma verdadeira lição da boa convivência
Profissional entre seus pares e também,aos admiradores da
pessoa humana que a senhora nos mostrou ser.

Boa sorte Professora e muito sucesso para a senhora.

Comentários

  1. O Pró do primeiro andar, ex-diabo louro (seu apelido de infância) tem sido visto negociando a saída devido sua habilidade em situações de crise.

    ResponderExcluir
  2. Ele na verdade é o braço armado do reitor. É o lado mau do Maneschy.Não livra a cara de ninguém.Não se ponha na frente dele que ele atropela!

    ResponderExcluir
  3. Dez anos é muito tempo para qualquer gestor público e também para a Douta ex-procuradora Geral da UFPA. Já vai tarde senhora procuradora, aliás de encrenca. Que venha um novo ou uma nova pessoa, mais comprometida institucionalmente e flexível nas análises jurídicas necessárias ao bom andamento da gestão universitária "Pra Fazer Melhor" do Reitor Maneschy, digo menos legalista e intransigente que a ex-procuradora hoje demissionária da relevante e primordial função.

    ResponderExcluir
  4. Prezado anônimo das 10:00,
    Respeito o seu ponto de vista....mas,a controvérsias na minha opinião sobre seu comentário,pode até ter sido em dado momento
    muito legalista ou em outro...talvez,intransigente
    demais...mais,aí vai a pergunta:Sera que a performance do cargo muitas vezes não lhe exigiu
    isso?

    sabemos que a burocracia Federal é um mostro
    acéfalo e que muitas vezes mais atrapalha do que ajuda.......Pense nisso!

    obrigado por participar, abraços...

    ResponderExcluir
  5. Prezados anônimos, os Procuradores Federais ou estão do lado da lei (legalista) ou respondem processo Administrativo e vão literalmente para o olho da rua, vc que fala mal desses Procuradores ia preferir o que??? e além do que são muito competentes, coisa que muito dos nossos técnicos-administrativos não o são.
    A próxima procuradora terá a mesma postura (Dra. Fernanda Andrade, ex-Procuradora Geral desta Instituição).

    ResponderExcluir
  6. Senhores,

    Com certeza 10 anos em um cargo é muito para qualquer gestor.
    A alternância de poder é o instrumento mais belo da democracia.

    Infelizmente isso é até rotineiro na UFPA, se não vejamos :
    - A Presidente da COOPERUFPA, que é a cooperativa de credito nascida na UFPA e que agora exclusiva todos os servidores federais da educação no Pará, tem uma presidente que já esta no poder a mais de 15 anos.

    T na hora de tormarmos uma atitute!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o anônimo de00:45, a Presidente da Cooperufpa, Srª RAQUEL, se eternizou no cargo. Não sei como é o regimento da Cooperativa, se ela pode ser eleita todas as eleiçãoes seguidas e permanecer no cargo.Só sei que existe um esquema que só a Raquel que ganha as eleições, e só sabe das eleiçãos quem é do lado dela, quem é contra, quando sabe a eleição já aconteceu.
    Outro fato errado, elas aumentam os próprios salários, e que salário viu.ATENÇÃO COOPERADOS, vamos ver essa questão mais de perto, está na hora da RAQUEL e seus parentes que ali trabalham, largar o osso, este, já foi roído demais, já deu muito lucro para elas.Está na hora de realizarem uma eleição para todos, que seja um processo realmente democrático, onde todos fiquem sabendo e tenha a oportunidade de participar.

    ResponderExcluir
  8. A gestão da COOPERUFPA é igual a da realeza britânica, ou seja, a presidente e sua corte se assemelham a Rainha da Inglaterra, com todos os privilégios e benesses do poder que exercem com mão de ferro já ha bastante tempo na UFPA.

    ResponderExcluir
  9. O CHEFE criou coragem. Quem tiver barba que a coloque de molho!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ao anônimo de 09:35, bela comparação viu, não podia ser melhor, porém, nós os COOPERADOS que somos os culpados, já que nos calamos e aceitamos isso a anos, inclusive o nepotismo que se instalou na COOPERATIVA, lá só trabalha tias, sobrinhos, filhos e comadres.
    Ei blogueiro, tá mais do que na hora de denunciar essa farra da COOPERUFPA, vamos exigir uma ELEIÇÃO DEMOCRÁTICA e com novos candidatos.Dona RAQUEL já enrriqueceu.

    ResponderExcluir
  11. Ao anônimo das 9,35 de 31/08: Se o legalismo a que vc se refere é a observância das leis, a Procuradoria-Geral cumpriu bem suas funções, pois lhe era e é um dever de ofício. Mas, na verdade o que acontece, pelo que se entende, até pelas fofocas de corredores é que realmente ela estava incomodando muita gente que tinha seus interesses contrariados, principalmente nas licitações.
    Reitor Manesky, fique de olho nesse pessoal.

    ResponderExcluir
  12. Olá blogueiro, Valeram as suas ponderações sobre a atuação da Dra. Cristina da Procuradoria da Ufpa. Ela realmente é uma pessoa competente e honesta, além de ter um curriculo invejável. É professora, doutora e tem reconhecimento do seu nome até no exterior.Aqui no ICJ todos conhecem a sua capacidade principalmente na área do direito administrativo, em que tem diversos trabalhos publicados. Acho que a Ufpa é que sai perdendo com a saída de um elemento de tanto valor. E o mais importante, pelo que diz um dos comentários acima é que ela está saindo por contrariar alguns interesses na instituição. É por isso que só se ouve falar em corrupção no país, pois quando se conta com uma pessoa honesta e que trabalha seriamente, ela é derrubada por forças ocultas, aliás, não tão ocultas assim, não é?

    ResponderExcluir
  13. Sai a Procuradora Geral que sempre atendeu a nós, servidores, sem precisar marcar audiência, sem problemas. Nunca os funcionários tinham tido essa abertura na Procuradoria.
    Obrigado Dra. Cristina, a senhora é nota 1000.
    Que Deus lhe acompanhe aonde a senhora for prestar os seus serviços. Seja muito feliz.

    ResponderExcluir
  14. Sr. Welington, estamos transcrevendo a seguir o discurso proferido durante a homenagem prestada à Dra. Cristina Oliveira em sua despedida do cargo de Procuradora-Geral da UFPA pelos servidores lotados na Procuradoria-Geral:


    "O momento é de mudanças, mas também é de reconhecimento.
    Não é um momento de tristeza.
    Trata-se simplesmente de um momento que não pode passar em branco. Por tudo o que foi feito, por tudo o que foi construído. Pelo aprendizado, pela amizade e, sobretudo, pela seriedade do trabalho realizado.
    Tanto os que chegaram há mais tempo quanto os que chegaram mais recentemente; aqueles que ficarão e aqueles que assumirão novos desafios ou que seguirão novos rumos; todos aqui na Procuradoria têm, certamente, o mesmo sentimento de reconhecimento e o imenso desejo de agradecer.
    Porque, mais do que tudo isso, não se trata apenas de um período de chefia que se encerra, como tudo passa na vida pública e na própria vida.
    Trata-se de uma etapa vencida com êxito, com sucesso e com dignidade, sem vítimas, compartilhada com uma convivência construtiva, do exercício não apenas de uma chefia, mas de uma sadia liderança que nos transmitiu amizade sincera, sabedoria, conhecimento, amadurecimento e que, por isso, nos deixa grandes lições de honestidade, de humildade e de respeito.
    Liderar pessoas é diferente de gerenciar coisas, pois a autoridade sem liderança, sem a valorização do ser humano, não ensina o prazer de fazer bem.
    A Doutora Cristina soube estender seu magistério e a sua experiência de vida a todos os que lhe rodeiam, valorizando as opiniões e as diversidades, apostando sempre no talento e na capacidade de cada um e de todos e, com atitudes sempre francas e honestas, estimulando todos aos desafios maiores.
    Em vários momentos esta Procuradoria serviu de escola e de patamar para o desafio profissional de quantos estagiários!
    E todos nós somos estagiários das lições de vida, de serenidade e de justiça da Doutora Cristina.
    A missão desta Procuradoria é a de dar segurança jurídica aos atos administrativos que serão praticados pela Administração. Trata-se de tarefa complexa e muitas vezes chata, às vezes mal entendida, pois exige do procurador chefe visão clara e muita firmeza.
    Firmeza que nunca faltou à Doutora Cristina.
    Só existe uma coisa melhor do que o glamour de quando se assume uma função pública: é a saída honrosa e honrada, de cabeça erguida, com a missão cumprida e com uma obra realizada. E este é o legado da Doutora Cristina nesta Procuradoria.
    Mais do que a ampliação física e do aumento do contingente da Procuradoria, com equipes e tarefas claramente definidas, a Doutora Cristina soube construir e nos deixar a marca da sua personalidade cativante e transparente, mantendo-se sempre amiga, sem deixar de ser a nossa líder; sendo sempre a nossa líder sem deixar de ser a nossa amiga.
    Por tudo isso, este é um momento muito especial. Vai ficar a saudade, mas ficarão também para sempre muitos ensinamentos.
    E a Doutora Cristina pode dizer o que disse o poeta naquela canção:

    “Eu dei mais do que podia e isso não bastou
    Mas um dia a gente acorda e a febre já passou
    E hoje estou de volta à vida, aos amigos, aos sorrisos, sob o sol...”

    Não é uma canção de despedida. É uma canção de um profundo reconhecimento.

    ResponderExcluir
  15. É muito bonito quando um dirigente sai com a consciência tranquila de ter realizado um bom trabalho e a certeza do cumprimento do seu dever, não é, Dra. Cristina? E esse fato está sendo comprovado por uma homenagem tão bonita como a que lhe foi oferecida pelo pessoal da Procuradoria Geral. Parabéns pela sua atuação e sucesso nas futuras atividades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação