Consultas médicas à distância são proibidas


Consultas por internet ou telefone ficam proibidas

O Conselho Federal de Medicina estabeleceu novas regras sobre publicidade de serviços médicos que foram publicadas nesta sexta-feira, 19, no Diário Oficial da União. Entre as determinações está a proibição de consultas à distância, “como substituição da consulta médica presencial”.

As novas regras, que entram em vigor daqui a 180 dias, também abordam o uso de redes sociais, como Twitter e Facebook, por médicos e estabelecimentos de saúde. A partir de então, endereços e telefones de consultórios, clínicas ou serviços não poderão ser divulgados por meio desses sites.

‘Médico do ano’
A resolução acrescenta detalhes sobre a elaboração de anúncios ao último documento sobre o assunto, publicado em 2003. O novo documento prevê ainda que médicos e estabelecimentos não utilizem termos como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “médico do ano”, ou afins, e proíbe que os profissionais assegurem aos pacientes e seus familiares que o tratamento vai dar resultados.

Outra mudança é a proibição do anúncio de títulos de pós-graduação que não tenham relação com a área de atuação do profissional, a fim de evitar que “os pacientes sejam induzidos ao erro de acreditar que o médico tem qualificação extra em sua especialidade ou que está habilitado a atuar em outra área”.

Fonte: R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação