Fumar logo após acordar eleva risco de câncer


O risco de desenvolver câncer


Uma nova descoberta publicada em uma revista da Sociedade Americana de Câncer revelou que acender um cigarro logo após acordar pela manhã acarreta em um risco mais elevado de desenvolver câncer no pulmão, cabeça e pescoço.

Em uma análise envolvendo 4.775 pessoas com câncer de pulmão e um grupo de controle de 2.835 indivíduos, todos fumantes regulares, os pesquisadores descobriram que, em comparação com aqueles que fumavam seu primeiro cigarro mais de uma hora após acordar, os que fumavam de 31 a 60 minutos depois eram 1,31 vezes mais propensos a desenvolverem câncer de pulmão. Já aqueles que fumavam nos primeiros 30 minutos tinham 1,79 vezes mais chances.

Programas de combate ao tabaco
A análise também incluiu 1.055 pacientes com câncer de cabeça e pescoço e um grupo de controle de 795 pessoas, todos com histórico de fumo regular. Em comparação com as pessoas que fumavam mais de uma hora após acordar, aqueles que acendiam seu primeiro cigarro entre 31 e 60 minutos depois eram 1,42 mais propensos a desenvolverem a doença. Já aqueles que fumavam nos primeiros 30 minutos tinham 1,59 vezes mais chances.

A descoberta pode ajudar a identificar fumantes que correm mais risco de desenvolverem câncer e beneficiá-los com programas específicos de combate ao tabaco. Um dos pesquisadores ressaltou que “entender a relação entre a dependência e o risco pode contribuir para desenvolver métodos para combater o hábito e ajudar as pessoas a deixarem de fumar ou a não começar”.

Fontes: Veja/Portal Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A surpreendente cratera de Xico

Por que não enxergamos estrelas verdes ou roxas?

Egípcia posa nua em blog e provoca indignação